CONHEÇA A ARTE DE “GAO BROTHERS”

 CONHEÇA A ARTE DE “GAO BROTHERS”

Os artistas do projeto “Gao Brothers”, são os irmãos Zhen e Qiang da China. Eles tem proporcionado grandes colaborações na área da pintura, instalação, performance, escultura, fotografia e escrita desde 1980.

Seu trabalho tem sido exibido e reconhecido em todo o mundo, suas coleções são mantidas em museus, tais como o Museu Nacional da China, Centre Georges Pompidou, The San Francisco Museum of Modern Art, Kemper Museum of Contemporary Art e Princeton University Art Museum.

Comprometidos socialmente, os artistas se aproximaram das artes como meio de expressão política. A imagem de Mao por exemplo é uma escultura de referência a sua iconografia. Ela tem sua origem na experiência de um trauma de infância vivido por Gao Zhen o irmão mais velho. Ele explicou que em “1968 foi um momento crucial na Revolução Cultural, onde muitas limpezas políticas ocorreram. Nosso pai, um trabalhador simples foi jogado na prisão. Nós ainda não sabemos se ele realmente cometeu o suicídio como as autoridades nos disseram ou se ele foi morto durante sua prisão “
Ambos os irmãos foram iniciados na juventude para a arte tradicional chinesa, o irmão mais velho se formou em Shandong na Academia de Belas Artes e o irmão mais novo na Universidade de Qufu. As influências adquiridas artísticas e intelectuais se fundiram em suas criações , a beleza é gerada com mensagens pertinentes.

Sua arte é crítica e multiforme, eles se recusam a ser limitados a apenas um meio, “o importante é a que mensagem seja transmitida“, declara Gao Brothers em seu site.

Em 2009, os irmãos Gao abandonaram a modernidade da resina, voltando-se para a austeridade de bronze. A execução de Cristo representa sete soldados atirando em Cristo , o título é claro: não é um sacrifício, mas uma execução.
O trabalho fotográfico de “Gao Brothers” lhes garantiu fama internacional. Uma de suas séries mostra os irmãos e outros modelos anônimos nus. A nudez é uma área bastante utilizada pelos artistas para a expressão de suas opiniões.
Por cerca de dez anos, os Gao Brothers organizaram performances em torno da ideia de abraçar. Trata-se do projeto Hug, primeiro acontece o abraço do casal e depois um abraço coletivo. Alguns modelos estão vestidos, outros não, cerca de 150 pessoas foram reunidas pela primeira vez, através desta experiência.
Para conhecer melhor o trabalho dos GAO BROTHERS, é só acessar o site deles: http://www.gaobrothers.net/

Deixe um comentário