História e Significado Tatuagem Maori

História e Significado Tatuagem Maori

A tatuagem no estilo maori tem amantes fiéis e a cada dia que passa encontra novos adeptos. O atrativo desse estilo de desenho é que, além de seus belos grafismos, há uma ampla simbologia, que reflete aspectos de um povo de cultura singular, por trás de cada arte.

Maori é mais que um estilo de tatuagem propriamente dito. É a demonstração de força, luta, coragem e cultura deste povo nativo da Nova Zelândia.
Maori

Os maori são uma das tribos nativas da Oceania e um dos últimos povos a serem descobertos pelos colonizadores, devido ao isolamento desse continente. São conhecidos como guerreiros – morrer em batalha era uma honra para um maori! Outra questão importante na cultura desse povo é o respeito pelos mais velhos. Eles são os sábios, chefes, conselheiros e guias espirituais que garantem a sobrevivência de um bem muito precioso para a tribo: seus mitos e tradições. É dever dos mais velhos garantir que as novas gerações conheçam e respeitem as crenças maori, que garantam que estas sejam seguidas no dia a dia, e que, assim, a união do grupo seja mantida.
Arte e crença

A arte maori é muito rica e se expressa de várias formas, como, por exemplo, em tecelagem, escultura, na dança e em tatuagens, refletindo o que é importante para a tribo, principalmente seus mitos e crenças.

Os artefatos vão de mantos a armas, artigos domésticos, decorativos, representavam status social, eram instrumentos de guerra ou serviam para fins religiosos. Serviam de suporte para atos grandiosos como reuniões, rituais, guerras e para ao dia a dia, como para espantar maus espíritos, por exemplo.

A crença maori é animista, ou seja, acreditam que todas as formas de vida possuem anima ou, como diríamos hoje, consciência ou alma. Com base nessa crença, o sistema religioso maori é holístico e a natureza é companheira do homem.

Os diversos ritos e cultos servem como mantenedores da ordem social e fornecem sentido e estrutura para a vida e a sobrevivência da tribo.
Entre alguns símbolos sagrados maori, que podem ser vistos no artesanato e também nas tatuagens, estão:

Tiki – Personifica o “homem” criado pela primeira vez. Suas representações geralmente são em forma humana, com uma cabeça naturalista. Cada escultura tinha uma identidade que representava um ancestral em particular ou um espírito. Uma importante relação de Tiki com o homem se fazia por meio das “revelações ou personalidades de Tiki”, que se manifestavam com atos de “bravura”, “sabedoria” ou “força”.

Manaia – O manaia é o segundo símbolo predominante após o tiki e, de acordo com a lenda, é um pássaro mensageiro entre o mundo terrestre e o espiritual. Titular de grande energia, guarda contra o mal e protege a terra, o mar e os céus.

Geckos – Dotados de poderes sobrenaturais, conseguem enxergar o futuro e protegem as pessoas contra os perigos que podem se apresentar.

Língua humana – A língua é comum em representações tiki e também presente em danças cerimoniais, onde constitui um ato de desafio e é símbolo de coragem e força. Relaciona-se à natureza guerreira dos maori.

Koru – O espiral, símbolo do renascimento, representa o movimento cíclico da vida.
Tatuagem

Toda a ligação entre crença e arte se reflete na tatuagem maori. Esse povo é considerado o precursor dessa forma de arte, que nessa tribo era feita especialmente pelos tohunga, com ossos e objetos cortantes para a aplicação da tinta.

Na cultura maori, tohunga é um especialista de qualquer habilidade ou arte, seja religiosa ou não. Isso inclui especialistas sacerdotes, curandeiros, navegadores, escultores, construtores, professores e conselheiros. As tatuagens eram como remédios prescritos pelos doutores tohunga para a cura dos males – neste caso, a cura do espírito e da alma. Os desenhos tinham o poder de curar e de prevenir, de proteger, afastar, atrair, reverenciar, saudar e de lembrar; eram o amuleto de sorte das muitas batalhas de um povo genuinamente guerreiro. Na tatuagem é que podemos conotar a forma mais expressiva de magia utilizada pelos maoris.

Esse tipo de “tatuagem” também era usada como forma de “aperfeiçoar o corpo” e deixá-lo mais bonito. Tatuar diferentes regiões do corpo com símbolos deste povo, por exemplo, poderia transmitir a intenção de melhorá-lo e torná-lo mais sensual; tatuagens na cabeça, parte mais sagrada do corpo, podem representar a vontade de afirmar quem a pessoa realmente é – é quase uma declaração sobre sua vida. E essa pode ser considerada a principal ideia por trás das tatuagens maori – a representação da vida do tatuado. Os desenhos contam a história da vida pessoal, revelam o status, os desejos e eventos que se deram com o membro da tribo. Por exemplo, grandes chefes maoris têm o rosto inteiramente tatuado, e, quanto mais tatuagens, maior o prestígio daquele membro na tribo, devido a todos os seus feitos e toda a sua importância naquele lguar.
Em tradução livre, um relato do capitão James Cook, um dos responsáveis pela colonização daquele território, a respeito das tatuagem maori:

“As marcas, em geral, são espirais desenhadas com grande minúcia e até elegância. Os lados correspondem um ao outro. As marcas no corpo lembram folhagens em ornamentos antigos, […] mas nestes trabalhos há tamanho luxo nas formas que, de centenas de desenhos aparentemente iguais à primeira vista, um exame de perto explicita que não há produções iguais.”

Mas com isso vem um fato curioso: como os maoris tatuavam seus rostos por diversos motivos pessoais e familiares, eles guardavam as cabeças – parte mais importante do corpo – de seus inimigos em urnas sagradas como troféu. Interessados na “iguaria”, os colonizadores, no século XIX, começaram a trocar esses artigos por dinheiro e armas de fogo. Isso instigou o início de uma guerra entre os maoris, que passaram a buscar cabeças para trocá-las por suprimentos.

Em 1831, essa prática foi proibida, e missionários que chegaram à ilha quase dizimaram a cultura local. Assim como ocorreu com nativos de outras regiões, os maoris tiveram incontáveis perdas devido ao processo de colonização. Atualmente, sua população beira as 700 mil pessoas (a população da Nova Zelândia é de quase cinco milhões); este número tem crescido em aproximadamente 10 mil por ano.

Mas os colonizadores não conseguiram destruir uma cultura com raízes tão profundas, que ao invés de ter sido dizimada, é muito valorizada nos dias atuais, não só pelas suas manifestações, mas também pela forma de interação entre o homem e a natureza.
E as tatuagens são muito importantes nesse aspecto: as tatuagens maori são um marco na história dessa forma de arte e, além da beleza de seus desenhos, eles revelam uma simbologia impressionante de uma cultura rica e complexa. Elas vão além da manifestação artística, representando plenamente uma manifestação humana e cultural. São, literalmente, a vida à flor da pele.

Deixe um comentário